Marketing Imobiliário: Campanhas assertivas na comunicação para seu público-alvo

Como criar campanhas assertivas quando o assunto é marketing imobiliário? Luana Fernandes, Diretora de Criação da Black Beans, mostrou como a resposta para essa pergunta vai além de uma simples receita de bolo. 

Para começar essa conversa, é preciso entender um pouco mais sobre a estrutura de uma campanha de marketing. Por isso, mesmo que você não esteja trabalhando diretamente com uma construtora, ou queira vender um lançamento imobiliário, esse conteúdo pode colaborar para você compreender melhor as etapas de uma ação de marketing. 

Quando pensamos em uma campanha a ideia de uma receita de bolo faz bastante sentido, pois existe uma estrutura que busca performance e conta com objetivos de marketing das mídias digitais e, para organizar essa estrutura, temos elementos que são fundamentais para que o produto, ou serviço, sejam vistos e desejados pelos clientes. Esses elementos fazem parte do criativo da campanha. 

Contudo, existem diferentes maneiras de usar o criativo e é aí que está o pulo do gato quando o assunto é marketing imobiliário. Por exemplo, é possível usar o criativo para filtrar o público alvo do seu anúncio, mas vamos falar sobre isso mais a frente. 

Antes, é preciso entender que, para uma campanha de marketing imobiliário, a performance desejada é gerar leads para a equipe de vendas. Ou seja, o anúncio busca como principal resultado o cadastro de possíveis compradores para os imóveis em questão. 

Para isso, é preciso entender o que as pessoas que estão em busca de um imóvel desejam no novo lar. Portanto, para criar campanhas assertivas é preciso pesquisar e obter informações de qualidade, que vão ajudar você a entender o que valorizar mais e, assim, conseguir mais destaque para o empreendimento que deseja vender. 

Dessa forma, é possível usar melhor os dados e os algoritmos. É fundamental entender como as redes sociais que você pretende anunciar funcionam. E, claro, também é preciso organizar o investimento em mídias. Uma boa campanha de marketing imobiliário é aquela que consegue gerar bons leads a um custo mais baixo.  

Como pensar a estratégia do criativo da campanha? 

Além de entender os dados e o algoritmo, um aspecto fundamental do marketing imobiliário é organizar o criativo da campanha. Para isso, vamos entender o que compõe o criativo: temos a arte, que pode ser uma imagem da fachada do empreendimento, uma persona que represente o lançamento, ou mesmo uma perspectiva do living do apartamento. 

Outro elemento que faz parte do criativo do marketing imobiliário é o texto. Afinal, é fundamental trazer as informações que queremos valorizar em destaque, para que o cliente já tenha acesso a tudo o que deseja saber. 

É na organização desses elementos que podemos filtrar o público alvo do nosso anúncio de um jeito estratégico. Por exemplo, se queremos nos comunicar com um público com uma renda mais baixa, é essencial que o texto traga informações como a renda necessária para financiar o imóvel, qual o fluxo de pagamento e se existe algum subsídio do governo. 

Ao pensar na escolha da imagem, sempre é importante valorizar a fachada do empreendimento. Também é válido incluir imagens das áreas comuns, destacar a imagem de uma família, como forma de representar a persona que se deseja atingir. 

Já para o marketing imobiliário voltado para um público com uma renda mais alta, o criativo do anúncio é bem diferente: ao invés de destacar as vantagens relacionadas a preço, é importante valorizar as áreas privativas e metragens. O layout do anúncio é mais sóbrio e a escolha da persona é diferente. Nesse tipo de anúncio, vale colocar uma pessoa que demonstre o poder aquisitivo que se está buscando. 

Em ambos os casos, é fundamental destacar informações que são fundamentais para o consumidor na sua decisão de compra. Isso significa que é preciso informar a localização do empreendimento, o status da obra, quais são as vantagens do imóvel e seus diferenciais. Outro ponto em comum é a preferência dos públicos com imagens que mostram a fachada do prédio e perspectivas do living, da piscina e da varanda. 

A receita do marketing imobiliário

Afinal de contas, fazer uma campanha de marketing imobiliário é seguir uma receita de bolo? Bem, depois dessa verdadeira imersão a gente entendeu que a resposta para essa pergunta é sim. Mas a questão é que existem muitos sabores possíveis de bolo, com recheios e coberturas que mudam completamente o gosto. Confira o vídeo completo para entender cada aspecto dessa receita e como é possível transformá-la de um jeito criativo e estratégico. 

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