Motion Design: o que é e como usar nas suas estratégias
Já pensou em aumentar seu engajamento com a animação e o design como fortes aliados nas suas estratégias de marketing digital? E se eu te disser que o motion design possibilita isso?
Hoje, vamos falar um pouco sobre o que é essa técnica e como aplicar na prática. Confira!
Primeiro, o que é motion design?
O motion design ou motion graphics, basicamente, significa design em movimento. Essa técnica apresenta princípios da linguagem cinematográfica, como as técnicas de animações e narrativas misturadas com os conceitos de design.
O movimento, nesse caso, acontece através dos elementos visuais como textos, formas geométricas, linhas, ilustrações, ícones etc. Apresentando a mensagem de maneira mais dinâmica, visual e tornando bem mais atrativa.
Com isso, esse método se tornou uma grande tendência do audiovisual e uma poderosa ferramenta nas estratégias de comunicação.
Devido a todo dinamismo esse formato ajuda muito a enriquecer os conteúdos. Além de torná-los mais fácil de serem lembrados e entendidos pelo público, possibilitando muita interatividade com os mesmos.
Como aplicar a animação nas minhas estratégias de marketing?
Primeiramente, você precisa ter a sua estratégia bem definida e conhecer seu target com a finalidade de se conectar com eles e gerar engajamento.
Em seguida, escolha dentre os diversos formatos de vídeos qual o melhor para alcançar seu objetivo. Alguns formatos possíveis são:
- Vídeos institucionais;
- Social media ADS;
- Vídeos de produto;
- Vídeos marketing;
- Propagandas;
- Vídeos para marketing de conteúdo;
Desse modo, em cada formato desse é possível animar os elementos de formas diferentes, aumentando ainda mais o impacto visual e estimulando a atenção do público.
Os vídeos, principalmente, com motion design tendem a ter uma taxa de compartilhamento maior em comparação as imagens estáticas nas redes sociais, ou seja, sendo bem executado você consegue resultados surpreendentes.
E para garantir a assertividade é muito importante contratar uma boa empresa ou um profissional qualificado para a produção desse material.
Depois de pronto, a distribuição desse projeto, no meio digital, é outro fator que demanda muita atenção levando a etapa final.
Leia também: A importância de ter uma boa criação de identidade visual
E por fim, hora de compartilhar!
Os meios de compartilhar os seus conteúdos devem estar, diretamente, ligados à sua estratégia de marketing para o motion design. Não adianta ter o melhor vídeo se não houver a tática certa para atingir seus objetivos.
Há algum tempo, o Youtube era a principal plataforma para divulgação desses materiais na Internet. Hoje em dia, as redes sociais têm uma grande relevância, já que potencializaram ainda mais o alcance ao público.
Então, Facebook, Instagram e até mesmo o Twitter são ferramentas poderosas para serem aplicadas no seu plano.
Além disso, colocar o seu material disponível em seu site e landing pages são boas ideias para direcionar o target. Dessa forma, você aumenta o tempo de visualização na página, podendo oferecer mais sobre o seu produto ou serviço.
Após entender um pouco mais sobre o motion design e o poder dele, que tal começar a pensar em uma nova estratégia de marketing? Entre em contato com a Incandescente!
Quer potencializar estratégias de vendas B2B com ferramentas de marketing digital? Entre em contato conosco!