O que é hospedagem de site e por que ela é essencial para o seu site?

Você tem um negócio e decidiu que é a hora de marcar a sua presença no meio digital. Então você contrata a criação do seu site e adquiri o domínio, tudo pronto, agora basta colocar o seu site no ar para ele ser acessado por diversas pessoas por meio da internet. Ah, mas uma pergunta em nenhum momento passou pela sua cabeça o questionamento sobre o que é hospedagem de site?

Mas espera um pouco, como é que o seu site vai parar nessa tal de internet? Como você irá disponibilizá-lo para acesso 24 horas por dia e 7 dias por semana ininterruptos?

Isso mesmo, você precisa de um serviço de hospedagem de site. Vem comigo que vamos entender um pouco mais sobre o que é uma hospedagem de site, o porque você precisa de uma hospedagem, os tipos de hospedagem e algumas dicas de como escolher um serviço de hospedagem ideal para o seu site.

O que é uma hospedagem de site?

Uma hospedagem de site funciona da mesma maneira que uma hospedagem em um hotel, ou seja, você aluga um quarto para ficar hospedado por um determinado tempo.

No caso de uma hospedagem de site, basicamente nós alugamos um espaço no servidor para colocarmos os arquivos que compõem o site, e assim disponibilizamos o site para que qualquer pessoa que tenha o endereço (domínio) acesse a qualquer momento.

Viu como foi fácil entender o que é uma hospedagem de site? Esse aqui é só começo, eu tenho outras informações que são de extrema importância para o seu conhecimento.

Baixe nosso e-book gratuito e torne-se um especialista em marketing de conteúdo.

Por que você precisa de um plano de hospedagem de site?

Um site precisa ficar online 24 horas por dia e 7 dias por semana e a melhor maneira de fazer isso é contratando um plano de hospedagem de site.

Uma hospedagem de site tem toda uma infraestrutura de datacenter necessária para manter o seu site no ar todo esse período, e não apenas hospedando e disponibilizando o seu site. mas também oferecendo ótimas configurações para otimizar o desempenho da sua página na internet.

Assim, é possível manter a segurança dos seus dados. Além de tudo, a hospedagem oferece todo o suporte para questões técnicas desde como fazer o upload dos arquivos para o servidor até configurações de backup, subdomínio, e-mails etc.

Tipos de hospedagem

Agora que você já conseguiu entender o que é uma hospedagem de site, preciso falar sobre as variáveis existentes.

O tipo mais utilizado para a hospedagem de um website institucional é a compartilhada. Na hospedagem compartilhada várias páginas na web que compartilham o mesmo servidor, mas cada um com o seu próprio espaço.

Nesse tipo de hospedagem temos o ambiente todo configurado com sistema operacional Linux ou Windows e tudo que precisamos fazer é o upload dos arquivos do site para o servidor. Esse tipo de hospedagem geralmente é a mais indicada para site, blogs e até para pequenas lojas virtuais devido seu custo bastante acessível e facilidade de uso, pois possui um painel de comando bem intuitivo.

Veja Também: Técnicas de SEO: Entenda como elas funcionam

Para grandes aplicações, sites mais robustos e complexos temos hospedagens como:

  • VPS
  • Hospedagem Cloud
  • Servidores Dedicado

São soluções que oferecem uma flexibilidade maior no gerenciamento e configuração do servidor, porém exigem um nível maior de conhecimento técnico sobre o que é uma hospedagem de site.

Como escolher um plano hospedagem ideal para o seu site

Uma boa hospedagem de site varia de acordo com a sua necessidade. Para todo o caso, para contratar um serviço de hospedagem para uma página na web é bom ficar de olho em algumas informações como:

Tamanho do armazenamento em disco:  Esse item é referente ao tamanho do espaço que você terá no servidor para subir os seus arquivos do site. Algumas hospedagens já trabalham com armazenamento ilimitado.

Taxa de transferência de dados:  Os servidores trabalham com envio e recebimento de dados, a cada vez que um usuário acessa o seu site ele recebe esses dados para visualizar o site. Fique de olho no número de visitantes que o seu site recebe por mês e verifique se a taxa é a ideal para que o seu website não fiquei fora do ar por ultrapassar essa taxa, ou contrate uma hospedagem com taxa de transferência ilimitada.

Backup: Esse é um outro ponto muito essencial quando falamos sobre o que é uma hospedagem de site. Ter uma cópia de segurança da sua página na web é de extrema importância, verifique a periodicidade que a hospedagem realiza os backups. Algumas hospedagens fazem o backup diariamente e oferecem um restore grátis por mês.

Recursos adicionais: Verifique se o serviço de hospedagem oferece certificado SSL, usuários de FTP, caixas de e-mail, migração de site, multiplataforma (Windows ou Linux), suporte 24 horas etc.

Isso é o principal que precisamos saber na hora de contratar um serviços de hospedagem de site.  Espero que eu possa ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esse assunto. Caso ainda tenha dúvidas ou deseja criar e hospedar seu site conosco.

Black Beans Taxa de Conversão