Por que devo investir em otimização de conversão (CRO) no meu site?

O termo CRO vem do inglês “Conversion Rate Optimization” e é uma das estratégias de marketing para aprimorar o seu site, landing pages ou blog. Esta técnica consiste em aperfeiçoar suas páginas para obter maior conversão com o tráfego que você já possui e não em aumentar o tráfego.

O principal objetivo do CRO é aumentar sua conversão sem aumentar o seu custo com mídias pagas ou esforço em SEO, o que deixa a sua página mais fluída, conduz o usuário de forma mais natural e melhora as chances de contato do seu cliente.

Mas na prática, como isso pode te ajudar? Simples, imagine um cenário em que sua página de venda de um produto de custo de R$50,00 receba 1000 visitantes e sua taxa de conversão é de 10%. Isso significa que 100 usuários compram seu produto, produzindo uma receita de R$5.000,00.

E se, com o uso do CRO, fosse possível aumentar a sua taxa de conversão para 13%, você teria 130 usuários comprando e uma receita de: R$6.500,00, o que significaria um salto de 30% na renda.

Quais elementos influenciam na sua taxa de conversão?

1 – Clareza na mensagem: provavelmente o principal fator de conversão de suas páginas é a clareza, se o usuário não entender qual serviço ou produto é ofertado e quais suas vantagens em comprá-lo, as chances desse possível cliente sair da página sem converter são bem altas.

2 – Público-alvo: saber se o público que você está atingindo é realmente o que tem interesse no seu produto ou serviço influencia diretamente nas ações e são determinantes para atingir suas metas. Mesmo com melhorias na página, essas pessoas não vão converter por não terem essa necessidade.

3 – Distração: evite criar páginas com ações que possam tirar o seu usuário do seu objetivo principal. É uma função do CRO conduzir o usuário através da página e levá-lo à conversão de forma espontânea.

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Como aplicar o CRO?

A principal forma de aplicar o CRO é com testes A/B, que consistem em manter duas versões de uma mesma landing page no ar e dividir o tráfego de forma igual, com isso você terá 50% da sua base para cada teste e pode ver, a partir de uma análise dos dados coletados, qual versão teve maior aceitação.

Mas cuidado com alguns erros que você pode cometer nesse ponto, como: realizar mais de uma mudança ao mesmo tempo. Se fizer isso, não saberá qual das alterações pode ter afetado positiva ou negativamente a página. Aplicar muitos testes A/B na mesma página em sequência também é capaz de afetar o resultado, já que o usuário pode começar a duvidar da seriedade do site ou empresa.

Otimizar posts com maior tráfego também é uma forma de CRO, que oferece ao seu cliente algum tipo de benefício por converter naquela página. Isso pode ser feito colocando um botão que leve a algum outro conteúdo relacionado ou a um teste de uma ferramenta que você possua.

Melhoria constante

Leve em consideração que o CRO é uma técnica de melhoria constante e sempre há espaço para otimizar uma página, landing page ou post de um blog que seja de interesse da sua empresa.

Essa técnica exige tempo e dedicação e um teste de melhoria de CRO pode levar de uma semana a meses, portanto a melhor forma de começar a aumentar a sua taxa de conversão é definir os seus objetivos com ela, seja de baixar um e-book ou aumentar suas vendas.

Sempre se baseie nos dados que as suas ferramentas de análise podem fornecer para qualquer mudança nas suas páginas e entenda que CRO é parte fundamental de uma empresa que investe em marketing digital. Com essas dicas valiosas, você já pode começar a trabalhar essa estratégia.