6 ferramentas que te ajudam na produção de conteúdo
Quem trabalha com a produção de conteúdo ou quer começar a desenvolver novas formas de comunicação sabe que nem sempre é fácil ter ideias e criar conteúdos diferentes. Isso porque estamos constantemente rodeados de informações de todos os tipos e dar vida a postagens ou artigos únicos é um desafio.
Então, como você pode sair do lugar comum e encontrar fontes de criatividade para a produção de conteúdo? Vem com a gente, que temos algumas sugestões incríveis.
Google Trends
Ficar atento ao que está acontecendo no mundo ajuda a ter novas ideias e encontrar tendências. Com o Google Trends, ferramenta gratuita do Google, você pode pesquisar os termos mais acessados ao redor do mundo em um determinado período para trabalhar em cima deles.
Ele ainda possui uma grande base de dados, que oferece informações importantes, com gráficos que apontam o volume de busca, por exemplo. Para utilizá-lo, basta entrar na plataforma e buscar por um determinado termo.
Se desejar resultados mais completos, faça o login com sua conta do Google.
Trending Topics do Twitter para a produção de conteúdo
Sabe qual é a principal fonte de “memes” no nosso país? O Twitter. Nessa rede social de poucos caracteres, as pessoas interagem, comentam, apoiam, reclamam… acontece de tudo. E é lá que você pode se inspirar para a sua produção de conteúdo.
Fique atento aos trending topics: o que está acontecendo nesse minuto? Quais são os temas mais falados nessa rede? Vale utilizar essa possibilidade, dependendo do seu nicho de atuação.
Answer The Public
Está sem criatividade para criar pautas, encontrar termos ou desenvolver um determinado conteúdo? A plataforma Answer The Public te ajuda.
É possível digitar um termo e receber uma enxurrada de dicas para ter um norte. Há algumas partes gratuitas e outras pagas: escolha de acordo com a sua necessidade.
Leia também: Técnicas de SEO: Entenda como elas funcionam
SEO na veia: Yoast é uma possibilidade
SEO, um conjunto de técnicas que ajudam um conteúdo a “figurar” entre as primeiras páginas dos buscadores, costuma ser muito utilizado por quem trabalha com a produção de conteúdo.
E como mensurar e avaliar um artigo para saber se ele se encaixa nos “moldes” de SEO? O Yoast é uma extensão do WordPress que oferece um panorama geral. Ele aponta se faltam palavras-chave ao longo do texto, se é necessário mais um subtítulo para melhorar a legibilidade, se há links internos e externos e diversos outros pontos.
Conte com um revisor
Checar, checar e chegar… quem nunca olhou um texto mil vezes, mas mesmo assim ele foi postado com algum errinho que atire a primeira pedra. Por isso, os revisores são tão importantes.
O próprio Google Drive oferece a opção de verificação ortográfica, assim como o Word. Este último possui uma versão atualizada, o Office 365, que conta com um revisor que lê o seu texto em voz alta!
Na internet, há diversos dicionários on-line para conferir os termos, como o da Michaelis ou da Academia Brasileira de Letras. Outra opção é usar o dicionário de sinônimos, que oferece diferentes opções para substituir aquela palavra que você quer trocar no texto.
Analise o seu desempenho
A produção de conteúdo é um processo contínuo. Simplesmente desenvolver um texto e publicá-lo pode não gerar o resultado esperado. É importante analisar, estudar, aprimorar e entender o que está funcionando ou não.
O Google Analytics é gratuito e oferece uma série de ferramentas, você pode conhecer a sua taxa de rejeição (porcentagem de pessoas que acessam sua página e saem sem realizar nenhuma ação). Além de dados como número de visitantes, locais de acesso, páginas de origem e muito mais.
O Ubersuggest, por sua vez, analisa palavras-chave, link building, tráfego mensal e muito mais. Os principais recursos são simples e é possível ter acesso a uma boa parte deles de forma gratuita também.
Baixe nosso e-book gratuito e torne-se um especialista em marketing de conteúdo.
Há diversas outras ferramentas que auxiliam na produção de conteúdo, com muitas ideias positivas. O importante é saber utilizá-las para desenvolver trabalhos únicos e que se destacam.