O que é WordPress e como ele ajuda na produção de conteúdo?

Você sabe o que é WordPress e como usá-lo a seu favor na produção de conteúdo? Essa ferramenta é um CMS ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, que possibilita a publicação de conteúdos na internet sem ser necessariamente um programador.

Separamos algumas informações importantes sobre o que é Worpress e por onde começar. Vem com a gente!

O que é WordPress? 3 coisas que você precisa saber

Hoje, o WordPress representa cerca de 60% do mercado de CMS no mundo, segundo o W3Techs, e esse número só cresce, em especial pelas facilidades que a ferramenta oferece.

Que tal conhecer um pouco mais sobre ela e explorar o que tem a oferecer?

  • A ideia do WordPress é possibilitar que as pessoas administrem seus blogs, portais e lojas de forma mais simples e intuitiva.

    Isso torna possível que uma pessoa, que não conhece muito bem de programação, consiga editar seus conteúdos e publicá-los para que apareçam nos principais buscadores. Seu visual se assemelha ao Word, do pacote Office!

  • Ao saber o que é WordPress e como ele funciona, você pode realizar tarefas como adicionar, editar e até programar postagens, acompanhar dados importantes sobre suas publicações com ferramentas como o Analytics, instalar plug-ins que ajudem a melhorar suas estratégias de conteúdo.

     Além do W3 Total Cache, que ajuda a aumentar a velocidade do seu site.

  •  Wordpress.com oferece hospedagem gratuita, enquanto o WordPress.org é um pouquinho mais complexo e funciona como uma plataforma gratuita de código aberto, que permite que seja instalado em um servidor.

    Esse último é indicado para projetos mais densos e demanda um investimento em hospedagem e registro de domínio.

O que mais o WordPress reserva?

  • Além da facilidade que a ferramenta oferece, ainda há a possibilidade da personalização. É possível editar o design e até a funcionalidade para adequá-las ao seu segmento de mercado, com um cuidado especial para o mobile.

  • Tem um cuidado especial com o SEO Search Engine Optimization). Um bom exemplo é o Yoast, um plugin que faz uma análise completa do texto e aponta melhorias voltadas justamente para o ranqueamento orgânico.

    Ele aponta se a url é amigável ou não, se o texto contém o número de palavras-chave indicado, se há uma estratégia de link biulding e muito mais. Além de mostrar alguns pontos em relação à legibilidade, pensando na experiência do usuário.

Leia também: Técnicas de SEO: Entenda como elas funcionam

  • Ele possui atualizações constantes, logo saber mais detalhes sobre o que é WordPress, conta-se com uma ferramenta que está sempre se aprimorando.

  • Você pode integrá-lo até mesmo com o seu CRM, para que os leads gerados em páginas de conversão no seu site conversem diretamente com a plataforma de vendas.

Por que saber o que é Worpress importa, afinal?

Além das vantagens que citamos acima, o Worpress oferece uma estrutura bem interessante para quem investe em marketing de conteúdo e em inbound marketing como um todo.

Com os seus inúmeros plugins, é possível desenvolver um conteúdo mais alinhado com as boas práticas dos principais buscadores, além de mantê-lo sempre otimizado para que performe melhor.

Saber o que é WordPress e como usá-lo é uma forma de despontar nesse meio. Não só para quem tem um blog, mas também para lojas de e-commerce, que também se beneficiam do que ele tem a oferecer.