Tik Tok e Reels: devo incluir na estratégia digital da minha empresa?

Eis que começa 2020 e o Tik Tok se populariza entre os usuários, com isso o Instagram lança o Reels, um concorrente que promete competir diretamente. Mas como ficam as empresas neste cenário? Será que devem incluir o Tik tok e o Reels na estratégia digital?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é cada uma das redes sociais.  

O que é o Tik Tok?

É um aplicativo de redes sociais para compartilhamento de vídeo curtos que apesar de ter ganhado força em 2020, foi criado em 2016 na China.

Em 2019 o aplicativo começou a se popularizar no Brasil, inicialmente por adolescentes. Mas logo ganhou o coração de adultos também. E com o isolamento social em 2020, ganhou ainda mais espaço no mercado, levando diversão aos usuários com vídeos interativos e engraçados.

Eis que surge, o Instagram Reels

Com a popularidade do aplicativo vizinho, Mark Zuckerberg não ia deixar barato e transformou o Cenas no Reels, uma versão com mais funcionalidades, espaço reservado na aba explorar do aplicativo e com a mesma proposta do TikTok.  A ideia da nova funcionalidade é derrubar o TikTok, assim como aconteceu quando surgiu o Instagram Stories, no auge no Snapchat.

O Instagram é uma das mídias sociais mais populares do mundo, crescendo aproximadamente 5% por trimestre. Com isso, a chance de sucesso fica maior. E aí, qual sua opinião sobre essa briga?

Brigas a parte, será que o Reels e o TikTok devem fazer parte da estratégia digital da sua empresa?

Para responder essa pergunta, preciso que você me responda uma pergunta primeiro: Sua persona está presente no Instagram ou no TikTok? Se a sua resposta foi sim, então você acabou de responder a sua dúvida.

As duas funções tiveram seu início marcado como algo simples e fora de contexto para marcas e empresas, mas quem pensa assim ainda está ficando para trás.

Muitas marcas e empresas já usaram a criatividade para deixar o TikTok e o Reels com conteúdo mais profundo e mídias que fazem parte da estratégia digital sim.

Alguns exemplos criativos

Como foi o caso da batata McCain que criou o desafio #LoucosPorBatatas, um vídeo rápido para provar qual o tamanho da loucura dos usuários por batatas. E não para por aí, eles convidaram influenciadores da rede social para fazer o desafio, e o resultado foi um engajamento incrível. Olha só como ficou o desafio da Agatha Moreira:

@agathaamoreiraa

O desafio está lançado! A ##McCain quer saber se realmente somos##LoucosPorBatatas e quero ver o resultado de vocês, hein! 😊#S#uaBatataPreferida #A#D

♬ Loucos por batatas McCain – McCain Brasil

Outro exemplo bem criativo foi o da Resultados Digitais, que fez um vídeo curto e animado para demonstrar o quanto uma landing page mal estrutura pode fazer uma empresa perder visitantes, e de quebra ainda divulgou o e-book que ensina como criar uma landing page. Olha só que incrível:

@resultadosdigitais

Dá vontade de sair correndo, né? 😂🥵 Confira no LINK na BIO nosso Ebook: Como criar uma Landing Page☝🏽##foryou ##mktdigital ##comedy

♬ som original – RD

E tem mais, os produtores de conteúdo também estão investindo em conteúdo de valor para o Reels e tem dado um show. São apenas 15 segundos, mas usando a criatividade você pode entregar um conteúdo muito mais relevante do que em um vídeo de 1 minuto, por exemplo. Olha só esses dois exemplos:

Neste caso, a Mlabs, uma plataforma para programar publicações de redes sociais usou o Reels para ensinar os usuários a utilizarem uma funcionalidade:

Mais exemplos inspiradores

Ainda falando de conteúdo, o pessoal da Vanilla utilizou os 15 segundos para ensinar o que você não precisa para dar consultorias. Ficou incrível né?

Ver essa foto no Instagram

O que você NÃO precisa para dar consultorias

Uma publicação compartilhada por MARKETING E BRANDING (@vanillamkt) em

Leia também: Como aumentar seguidores no Instagram?

Dicas para empresas que querem inserir o TikTok e o Reels nas estratégias

1. Entregue conteúdo relevante

Assim como todas as redes sociais atualmente pedem conteúdo de valor, o TikTok e o Reels não ficam para trás. Afinal, não é porque os vídeos são curtos que você deve deixar de se preocupar com a qualidade de conteúdo que vai entregar para sua audiência.

2. Procure referências

Procure referências nas plataformas para ter inspiração de vídeos para sua empresa. Mas lembre-se, referência não significa copiar! Por isso, procure empresas criativas, mas elas não precisam necessariamente fazer parte do seu segmento, isso pode te ajudar a ter mais ideias e fugir do “mais do mesmo”.

3. Defina uma estratégia

Assim como a publicação de redes sociais deve ser planejada, o TikTok e o Reels também devem. Lembre-se que o conteúdo que você vai produzir precisa estar ligado às dores da sua persona.

4. Não perca a essência da sua empresa

Evite produções muito exageradas e conteúdos que não fazem sentido com o propósito da sua marca. O TikTok e o Reels são conhecidos por seus vídeos rápidos e sem edições profundas.

5. Faça conteúdos compartilháveis

O TikTok e o Reels são plataformas recentes e com isso o alcance orgânico ainda é alto, e você deve aproveitar esse ponto. Portanto, fazer conteúdos compartilháveis ajuda no crescimento orgânico do perfil. Leve este item em consideração.

Este artigo foi útil para você? Então continue em nosso blog e entenda agora como fazer stories no Instagram. Certamente isso ajudará sua empresa nas redes sociais.

E agora é hora de colocar todas as dicas em prática!