Black Friday 2022: Melhores estratégias aproveitar para essa data tão importante

Novembro chegando e um dos momentos mais esperados do ano se aproxima: a Black Friday. Nessas horas, fica muito fácil saber o que passa pela cabeça dos empresários: vender.

Claro, afinal de contas, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio e, no Brasil, perde apenas para o Natal. Para se ter uma ideia, em 2021, em apenas dois dias de campanha, as vendas no e-commerce atingiram R$ 4,18 bilhões.

Ficou entusiasmado? Quem não fica, não é mesmo? Então, eis a grande pergunta: quais são as melhores estratégias para Black Friday de 2022?

Para responder a esta pergunta, nós contamos com um bate-papo bem descontraído e muito produtivo, entre Luana Fernandes, CCO e Diretora de Criação da Black Beans, com o nosso CMO Fagner Sousa. Eles conversaram sobre o que fazer para alavancar vendas e fazer a sua empresa evoluir através do marketing digital. A conversa foi gravada e está publicada no nosso canal do Youtube, na websérie Segunda que Rende.

Acompanhe as principais dicas:

Para uma data tão especial como a Black Friday, duas estratégias andam completamente de mãos dadas: o planejamento de conteúdo e o planejamento de mídia. As dicas são focadas nessas duas frentes. Planejamento é um item essencial para que qualquer ação tenha a chance de dar certo.

Faltando um mês para a grande promoção e você pode até pensar que tem bastante tempo para se organizar, mas o que pudemos observar no bate-papo da Luana e do Fagner é que, apesar do curto período da Black Friday, a preparação para ela requer um tempo maior.

O que queremos dizer é que sim, estamos em cima da hora para preparar a campanha. Então leia atentamente o artigo, porque a gente quer te ajudar a ter êxito nas vendas.

Fagner levantou a seguinte questão: “Black Friday é para todas as empresas?” E Luana esclareceu que ”na verdade não. Nem para todas as empresas, nem para todos os segmentos.

Portanto, é preciso fazer um estudo sobre os produtos que a sua empresa vende, para saber se faz sentido investir em uma promoção desse porte. Participar da Black Friday não pode ser visto como uma obrigação. Para o setor de serviços, por exemplo, é uma estratégia que precisa ser muito bem pensada. Uma clínica de estética, uma manicure ou uma barbearia, podem muito bem criar uma promoção de determinado serviço, oferecer um desconto e atrair clientes. Mas, um escritório de contabilidade já não teria a mesma condição e oferecer descontos não faria muito sentido.

Forte mesmo, na Black Friday, são bens de consumo*:

  • 36,50% – Celular/Smartphone
  • 36,30% – Eletrodomésticos
  • 29,30% – Televisores/Vídeo
  • 24,10% – Informática/Tablets
  • 22,40% – Móveis/Decoração
  • 22,20% – Moda/Vestuário
  • 21,30% – Eletroportáteis
  • 19,20% – Viagens
  • 16,80% – Beleza
  • 12,60% – Livros/Papelaria

(* dados do site da Black Friday Brasil)

Uma construtora pode fazer uma campanha para Black Friday? Bem, dificilmente um desconto de 50% seria possível para um imóvel. Então não é aconselhável, a menos que durante o período promocional se pratique percentuais de desconto bem mais discretos e se ofereça diferenciais, como piso, ar-condicionado e outros itens que agreguem valor ao produto.

Tickets médios mais baixos costumam performar melhor e trazer melhores resultados. 

E sobre estratégias, o que eles conversaram?

Há um cuidado especial para o ano de 2022. Muita coisa acontecendo nas redes sociais: polêmicas políticas, eleições, copa do mundo, enfim, uma série de eventos acontecendo e que levam muita audiência às mídias.

Esse movimento promove impactos diretos nos custos: CPL, CPM, entre outros indicativos, sofrem alterações e, saber calcular os investimentos em campanhas digitais, se torna essencial.

Uma coisa para se ter em mente, apesar do grande tema da Black Friday ser vendas, é que o mais importante de tudo é conquistar o cliente. A venda é o momento e o cliente é o potencial de longo prazo, é com ele que se constrói as melhores relações.

Por isso, a Black Friday é parte de um planejamento anual. Envolve construção da marca e confiança, para que sua empresa possa oferecer vantagens reais, que reforcem a sua relação com a base de clientes.

Mas se a sua empresa não fez um planejamento anual, tudo está perdido? Muita calma nessa hora! É sempre possível pensar um pouco fora da caixa e aproveitar o clima de impulso e gatilhos para o consumo que estão ativos nas redes.

É possível oferecer oportunidades de forma agressiva, que é o que o momento sugere, mas a marca precisa ser honesta, ou seja, descontos reais, frete justo e produtos correspondentes às suas descrições. A famosa “black fraude” ou “tudo pela metade do dobro”, podem desencadear o igualmente famoso “tiro no pé”. A Black Friday é também uma grande oportunidade de conquistar fãs.

Se você tem essas condições, pode valer a pena planejar uma campanha e participar da Black Friday. Mais importante ainda é aproveitar o momento de 2022 para começar a pensar na Black Friday de 2023.

O sucesso das estratégias dependem do posicionamento da sua marca e do desejo que os seus produtos conseguem despertar. E se você é um empreendedor de pequeno e médio porte, saiba que é possível fazer campanhas de ótima performance com investimentos enxutos.

  • Seja ativo nas redes sociais;
  • Faça posts no Facebook e Instagram com regularidade;
  • Encaminhe e-mails marketing;
  • Elabore teasers das suas promoções;
  • Use listas de transmissão no WhatsApp.

Um básico bem feito pode levar a resultados surpreendentes. A internet é um meio onde tudo acontece muito rápido e, por isso mesmo, precisa de planejamento.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis. Não deixe de assistir ao vídeo, no nosso canal do YouTube e mande as dúvidas. A gente tem o maior prazer em poder ajudar a sua empresa a vender mais. 

Feliz Black Friday!

Planejamento estratégico: paute ações e controle resultados