Como usar campanhas sazonais na estratégia de inbound marketing

Você sabia que as campanhas sazonais podem ser um gatilho importante dentro da sua estratégia de inbound marketing? Quando citamos datas sazonais no mercado, o primeiro termo que vem à mente é vendas. Sim, é nessa época que as empresas costumam ter um pico de vendas e elas podem e devem aproveitar esse momento. Mas enquanto todas focam em vendas, o que acha de partir de um ponto que poucas pessoas estão investindo e se destacar por isso?

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O que são campanhas sazonais?

Resumindo, campanhas sazonais nada mais são que datas comemorativas que movimentam o mercado e acontecem em determinadas épocas do ano.

Por este motivo, normalmente são utilizados produtos e serviços que são produzidos apenas em datas específicas e podem aumentar as vendas.

Como montar a melhor estratégia?

É neste momento que você vai se destacar no mercado, porque é hora de aproximar marketing com vendas e fazer uma sacada de inbound marketing em campanhas sazonais. Estão prontos para isso?

Como você já deve saber, o inbound marketing caminha junto com a jornada de compra do cliente e é nesse primeiro ponto que precisamos focar. Pensando na jornada de compra, nos períodos de campanhas sazonais o consumidor tende a ficar na etapa de decisão de compra. Neste momento você deve estar se perguntando, como vou me destacar utilizando essa estratégia? E a resposta é simples, você conhece o seu público e sabe exatamente o que ele precisa.

As suas campanhas sazonais serão utilizadas como um gatilho dentro da estratégia de inbound marketing que você já aplica em seu cliente, e elas começam a ser planejadas meses antes.

Leia mais: Como fazer uma campanha de marketing digital?

Então campanhas sazonais devem ter como principal foco vender?

Não, campanhas sazonais não devem ter como principal objetivo gerar uma venda, afinal o inbound marketing é uma construção com base na jornada de compra. Nesse período, você pode conquistar o cliente, sem vender. E se engana quem imagina que essa estratégia só deve ser aplicada para o mercado B2C, pois ela pode e deve ser aplicada também no mercado B2B.

Mas como colocar isso na prática?

Para ficar mais fácil, vamos imaginar a seguinte situação:

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Tenho um negócio que faz instalação e manutenção de geradores para empresas e condomínios e já aplica uma estratégia de inbound marketing. Pensando neste cenário, sabemos que durante o verão muitos moradores de condomínio recebem visitas de familiares que moram em outras cidades porque estão no período de férias. Consequentemente durante este período existem muitas chuvas e quedas de energia. Bingo! Encontrei meu gatilho dentro de campanhas sazonais.

Mas como? Durante todo o ano você trabalhou a sua base com conteúdos de blog, posts de redes sociais e sabe qual o perfil deste público. Agora é hora de filtrar a persona de condomínios e usar o gatilho de campanhas sazonais para vender instalação e manutenção de geradores. Mas este não deve ser seu único foco, você precisa mostrar para o seu público que conhece o mercado e tem autoridade em falar do assunto. Neste momento, você pode criar uma série de conteúdos para compartilhar nas redes sociais ou por e-mail. Ambas estratégias podem resultar em vendas, mas não necessariamente têm esse foco como principal.

E agora eu te pergunto, quantos concorrentes da sua empresa pensam desta forma? O mercado precisa de inovação, de empresas que se preocupem com o que realmente o cliente quer e não apenas com o que a empresa quer.

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Dicas para implantar campanhas sazonais hoje.

Vou listar algumas dicas para você implantar as campanhas sazonais dentro da sua estratégia de inbound marketing hoje mesmo.

  1. Escolha as datas que tenham o perfil da sua empresa;
  2. Faça o planejamento com antecedência;
  3. Organize sua campanha de inbound marketing, incluindo as campanhas sazonais desde o início;
  4. Seja criterioso;
  5. Faça um brainstorming com os funcionários da sua empresa para escolher as melhores abordagens;
  6. Lembre-se que nem todas as campanhas sazonais precisam necessariamente ter o objetivo de venda, em alguns casos ela será uma consequência;
  7. Faça um cronograma das ações;
  8. Produza muito conteúdo;
  9. Faça ajustes sempre que necessário.

Utilizar campanhas sazonais para entregar valor é sim uma estratégia de inbound marketing que deve ser aplicada o quanto antes. E você, já pratica na sua empresa? A Agência Incandescente pode te ajudar com isso.

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