Como começar no marketing digital: Guia para os primeiros passos

Se você tem uma empresa, ou está no processo de desenvolvimento de uma, já deve ter se perguntado em algum momento: como começar no marketing digital?

Se o digital já era importante, com a pandemia do Covid-19 ele ficou ainda mais evidente, em um momento de tantas incertezas, em que seu espaço físico pode ter que fechar a qualquer momento. Estar presente no digital, é primordial, e pode ser o que manterá suas portas abertas!

Mas, não veja essa estratégia como “sua última tacada”, por mais que o momento nos impulsione a pensar no digital com mais desejo, pode ser essa a oportunidade da sua empresa de se desenvolver a outro patamar.

Nesse momento, você já deve ter começado a pensar que não conseguiria por ser muito complicado, ou por não ter o orçamento necessário, certo? Fique tranquilo, hoje vamos apresentar um passo a passo de como começar no marketing digital de maneira simples e orgânica (sem investimento).

Passo 1: Organize seus dados

Sua empresa ainda não foi lançada? Então é hora de fazer projeções! Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais produtos ou serviços irei oferecer?
  • Qual desses produtos quero que seja o mais vendido?
  • Para quem vou vender?
  • Para quem não vou vender?
  • Vou desembolsar algum valor para o marketing ou pretendo começar de forma orgânica?
  • Tenho tempo hábil para cuidar do marketing ou terei de contratar um profissional interno, ou uma agência?

Após ter as respostas dessas perguntas mapeadas, será muito mais simples estruturar a estratégia e os próximos passos.

Se você já tem uma empresa, a organização é ainda mais importante. Você já tem clientes, então quer dizer que já tem dados a serem analisados e a partir deles poderá construir uma estratégia mais assertiva, é importante que faça mais algumas perguntas a si mesmo:

  • Quem são meus clientes?
  • Dos meus clientes quais são os que mais compram?
  • Em quais redes sociais posso atrair novos clientes ou possíveis investidores?
  • Estou satisfeito com meu ticket médio? Se não, para quanto quero aumentá-lo?
  • Quero aumentar minha quantidade de vendas? Se sim, para quanto?
  • A identidade e o posicionamento da minha empresa, estão bem mapeados?

Leia também: O que é ICP e como ele pode transformar a estratégia da sua empresa?

Com essas respostas ficará muito mais simples entender como começar no marketing digital, já que agora, você terá o mapeamento de como está seu cenário atual e quais seus objetivos. Dados organizados? Vamos para a ação!

Passo 2: Google meu negócio

Quando uma pessoa precisa entender mais sobre um assunto ou quer procurar um produto online para comprar, onde ela pesquisa? No Google!

Por isso, é tão importante ter um website ativo e construído pensando em estratégias de SEO. Entretanto, se você ainda não tem o orçamento necessário para construir um site, você pode aparecer através do google meu negócio.

O google meu negócio é aquela pequena apresentação da empresa que aparece na página de pesquisa, ou no maps, como mostra nas imagens abaixo:

Página de pesquisa:

Pesquisa do google maps:

No seu perfil de negócio você pode colocar imagens, telefone, horário de abertura, avaliações, etc. Essa funcionalidade é uma ótima maneira de alcançar possíveis clientes perto da sua empresa.

Se você tem um café em São Paulo e alguém com o GPS ligado em São Paulo pesquisar por “Café em São Paulo” ou “Café perto de mim”, por exemplo, o seu perfil do google meu negócio aparecerá para ela.

Porém, não se esqueça de deixar suas informações bem atualizadas e manter o seu perfil o mais completo possível.

Caso você não tenha um site, este é o único lugar que seus clientes poderão te encontrar através da ferramenta de pesquisa, com isso, seu primeiro posicionamento de como começar no marketing digital terá sido estabelecido!

Para criar sua conta no google meu negócio basta clicar aqui.

Passo 3: Redes Sociais

Com o aumento da conectividade, o comportamento do consumidor mudou, ele se tornou mais ávido e informado, por isso, apenas oferecer um produto ou serviço de qualidade não é o bastante!

Agora, o consumidor quer saber qual a história por trás da empresa, qual sua personalidade, quais causas ela apoia etc.

As redes sociais se tornaram uma fiel aliada das marcas que estão acompanhando essa mudança de pensamento.

Fornecendo todo tipo de funcionalidade para estreitar o relacionamento com o público, por isso, entender em quais redes sociais o seu público ou possíveis investidores estão fará total diferença.

É importante salientar que as redes não são exclusivas do B2C, gigantes do B2B já perceberam que podem sim, usar as redes ao seu favor. Como costumamos dizer na Incandescente, “atrás de todo CNPJ tem um CPF”, então basta localizar o profissional na empresa que precisa alcançar e entender em quais redes ele é mais engajado.

Para uma empresa B2B, por exemplo, o LinkedIn é primordial para como começar no marketing digital, mas estar também posicionado no Instagram e Facebook pode ser de grande ajuda.

Leia também: Marketing no Instagram funciona para indústria?

Vamos supor, por exemplo, que você tenha uma empresa fabricante de peças automotivas, vendendo para revendedores e distribuidoras, essas venderão para mecânicos que enfim, venderão para o dono de um carro.

Mecânicos e donos de carro não são seus consumidores diretos, porém, são seus consumidores finais. Se você estreitar seu relacionamento com esse público através das redes sociais, mostrando os diferenciais das suas peças, trazendo dicas e conteúdo relevante, esses consumidores finais pedirão por sua marca para seu consumidor direto.

Por isso, que o primeiro passo é entender para quem você vende, é seu consumidor final quem vai ditar toda a sua estratégia, nosso objetivo é alcançá-lo.

E se ele está de alguma maneira relacionado ao mundo digital, precisamos entender como chamar sua atenção, e para isso, acompanhe o próximo passo.

Passo 4: Produza conteúdo relevante

Lembra o que conversamos no passo 3? O consumidor procura mais do que apenas saber se seu produto tem qualidade ou não, agora imagine:  você identificou quem é seu consumidor final, entendeu que ele usa muito o Instagram, mas no seu feed tem apenas fotos de produtos.

Não que demonstrar seu produto não seja importante, é e muito! Entretanto, a chave de como começar no marketing digital está no relacionamento.

Se no seu Instagram o consumidor apenas encontra fotos de seus produtos/serviços, ele rapidamente irá se cansar, afinal de contas, quantas mais outras marcas não oferecem as mesmas coisas que você?

Se você oferecer um conteúdo relevante sobre como utilizar seus produtos da maneira certa, mitos e verdades, tendências de mercado, dentre outros assuntos.

Você entrará na rotina do seu consumidor, será uma página que ele acompanha porque contribui para o seu dia a dia, e caso ele precise comprar seus produtos/serviços você será o primeiro a quem ele procurará!

Seguindo todos esses passos, quando as vendas começam a chegar?

Algo muito importante de se ter em mente ao começar com o marketing digital, é que o retorno não vem de um dia para o outro. Como dissemos no passo 4, nosso objetivo aqui é criar um relacionamento com o consumidor.

E laços não se criam de um dia para o outro, é preciso tempo para que você conheça melhor seu cliente e ele te conheça, para aperfeiçoar as estratégias.

Aqui falamos apenas de estratégias orgânicas, e por mais que elas funcionem muito bem para um primeiro momento, para saber como começar no marketing digital voltado a vendas, é importante começar a separar um orçamento para investir em impulsionamento.

Assim suas campanhas chegarão para as pessoas certas rapidamente e as estratégias orgânicas também terão mais efeito!

Outro ponto importante que precisamos ressaltar é que você estará no começo, e assim como tudo na vida, você irá errar muito antes de acertar. E aprender e identificar seus erros, será um sinal que está melhorando!

E claro, você pode já começar com o pé direito, contratando um profissional, ou uma agência de marketing digital que fará todo esse serviço para você com todo o background de mercado. Se quiser falar conosco para começar da maneira certa, basta clicar aqui.