Marketing no Instagram funciona para indústria?

Preservar o relacionamento com o seu cliente é uma parte essencial de qualquer estratégia e o marketing no Instagram pode representar um papel fundamental neste desenvolvimento.

A plataforma é uma das favoritas quando falamos em comercializar produtos e criar autoridade. Diferentemente das outras redes sociais, o Instagram é uma rede baseada em compartilhamento de fotos e vídeos. O relacionamento entre pessoas é baseado em perfil oficial e seguidores.

Neste artigo, vamos mostrar como o marketing no Instagram ajuda a potencializar as vendas para a indústria.

Instagram para B2B

De fato, o marketing no Instagram é bem diferente das outras plataformas, nesta plataforma as empresas precisam ter mais paciência e criatividade. Aqui, é preciso que seu cliente entenda que tem algo em comum com a sua marca, por exemplo a solução para um problema que ele e a sua indústria resolve.

A plataforma permite que você olhe para tudo que a sua empresa tem desenvolvido dentro do ambiente digital.

Para o B2B, a plataforma desenvolveu recursos que podem ajudar como: a opção de contato na sua biografia do perfil, o famoso arrasta para cima indicando um link no stories, os destaques no perfil para o público achar o que precisa e os posts automatizados para gerenciar as publicações.

Leia também: Marketing industrial: 3 motivos para investir

 

Instagram for Business

O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, é a junção de ferramentas que facilitam o relacionamento entre perfil comercial e clientes. Para desenvolver o marketing no Instagram, nesta categoriaé permitidorealizar anúncios e acessar os dados de seus seguidores.

A plataforma disponibiliza informações de localização, idade, gênero e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das suas publicações.

Para fomentar o seu marketing no Instagram, o perfil comercial pode acessar suas métricas, que auxiliam no entendimento e conhecimento do seu público, analisando dados e sua audiência.

Desta maneira, é possível identificar qual é o tipo de conteúdo que mais chama atenção e gera engajamento dos seus seguidores. Essa análise permite que você esteja cada vez mais alinhado com o público que te segue.

Marketing no Instagram: Crie conteúdos relevantes

Pesquisar sobre o produto que você compra é uma ação que se tornou natural, e ter esse acesso em mão, transformou esse processo mais simples e objetivo.

E para indústria isso não é diferente, alimentar o seu relacionamento com o cliente faz parte do funil de vendas e de marketing, é de extrema importância desenvolver conteúdo específicos para seus clientes.

No Instagram é possível dividir o seu conteúdo para o B2B em três etapas: timeline, story e o IGTV.

Na sua timeline, compartilhe fotos e produtos, tornando seu conteúdo atraente. Para o marketing no Instagram se desenvolver de forma correta no feed, você deve oferecer publicações que prenda atenção do seu consumidor. Confira as dicas.

  • Faça legendas criativas
  • Utilize as hashtags
  • Faça carrossel
  • Escolha a imagem ideal de acordo com o tema do post
  • Faça vídeos com menos de 1 minuto para o feed.

No story, mostre a rotina, conte histórias mais animadoras sobre os seus cases de sucesso e apresente os bastidores, tornando o conteúdo leve durante 24 horas e não sobrecarregue o feed.

Já o IGTV, você pode contar histórias mais complexas, vídeos com tutoriais, apresentar produtos e a empresa, com detalhes e entrevistas. O vídeo é a forma mais atraente para o público do Instagram.  

Lembre-se que é necessário gerar conteúdo de topo e fundo de funil, para assim construir autoridade e gerar conversões orgânicas.     

 Leia também: 6 ferramentas que te ajudam na produção de conteúdo

Marketing no Instagram: Fortaleça o relacionamento com o seu seguidor

Como já dissemos anteriormente, no Instagram o relacionamento é baseado entre perfil oficial e o seguidor. E isso precisa ser preservado!

Umas das estratégias de marketing, é a inclusão do seu público nas suas publicações e na rotina. Se você tem um público maior de indústria te seguindo, é preciso que você fale com esse público, mostre que está presente.

Incentive os comentários, faça remarcações e desenvolva uma boa interação com quem está te vendo, responda comentários. A sua empresa deve atrair novos seguidores que gostem do seu conteúdo e, deve sempre lembrar de quem já te segue.

O Instagram tem seu próprio algoritmo, para usar a seu favor, faça publicações com frequência e mostre presença na rede social. Para obter bons resultados, utilize o engajamento a seu favor.