Marketing digital industrial: 4 motivos para investir

Falar sobre marketing digital industrial pode parecer algo “de pouca importância” na rotina atribulada e desafiadora do setor. Mas, o que muitos profissionais não sabem é que o investimento em marketing digital é uma estratégia poderosa para conquistar diferenciais importantes frente aos concorrentes.

Além disso, é crucial para trazer potenciais clientes qualificados para a compra, bem como garantir mais previsibilidade nas vendas. Tudo isso é essencial para quem quer continuar se reinventando, sem perder o foco nos resultados.

E como funciona o marketing digital industrial?

O marketing digital industrial, em especial o inbound marketing, pode ser entendido como um conjunto de estratégias (e várias frentes guiadas por especialistas) que envolve mídia, planejamento, conteúdo e muito mais.

As ações são desenvolvidas a partir da sua persona (ou público ideal) que deseja atingir, pensando nas etapas de atração, conversão, construção de um relacionamento e vendas.

Essa jornada faz parte do chamado funil de marketing, muito usado para orientar os processos e garantir que o lead percorra um caminho assertivo até chegar na sua equipe comercial pronto para fechar o negócio, otimizando tempo e esforços de todos os envolvidos.

É importante, frisar que o trabalho não acaba com a venda. O marketing digital industrial é orientado por resultados, portanto, as métricas fazem parte das estratégias, assim como na sua empresa. Os dados são estudados com frequência para encontrar novas soluções e melhorias.

Por que devo investir?

Agora que você já acompanhou como o trabalho com marketing funciona na prática, está na hora de apresentarmos as vantagens que, provavelmente, convencerão você e todo o time.

Alto ROI

Um dos maiores benefícios em investir no inbound marketing é justamente o alto ROI (retorno sobre investimento). Isso porque as estratégias são alinhadas com as suas expectativas. Com base em uma longa análise de mercado e concorrência, por isso, se tornam mais direcionadas.

Com as métricas, é possível entender o desempenho de páginas de conversão, por exemplo, e fazer os ajustes necessários para conquistar o seu cliente em potencial.

Essas medidas são essenciais, considerando que o mercado B2B costuma ter um ciclo de vendas maior (consultivo) e com ticket médio alto, afinal a conversa de empresa é diferente!

Leia também: 6 segredos para ter sucesso com as vendas B2B

Marketing digital industrial e a construção de autoridade

Outra vantagem certeira do marketing digital industrial é o trabalho de construção de autoridade através de diversas frentes.

Hoje em dia, quem não está no meio digital perde muito por não aparecer para os usuários, inclusive no B2B.  

Indo além, ainda perde porque é o espaço propício para construir a sua autoridade, mostrar quem é a sua empresa, os serviços que ela oferece e a experiência no setor.

Conteúdos de qualidade geram relevância

Com conteúdos de qualidade, tanto em um blog como nas redes sociais e em materiais ricos, é possível transmitir todo o conhecimento da organização e estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente em potencial. Além de contribuir para a construção de autoridade, conforme citamos acima.

Essa estratégia é perfeita para falar mais sobre os seus serviços ou produtos e vantagens. Mas também é ideal para trabalhar conteúdos que facilitem a vida das pessoas. Webinars, e-books, série de vídeos no Youtube, infográficos e muito mais: há diversas opções para explorar e entregar assuntos relevantes para o seu mercado.

Aumento de leads qualificados

Leads qualificados na ponta para que o seu time de vendas feche novos negócios parece atrativo para você, não é mesmo? Com o marketing digital industrial isso é possível – os profissionais usam diversas ferramentas de automação, incluindo fluxos, que tornam o processo de atração > relacionamento > conversão muito mais assertivo.

Isso se reflete também no volume de leads, que tende a aumentar com as diversas frentes. Deixando de lado a antiga prospecção fria, que rendia menos resultados e mais esforços da equipe.

Com as vantagens que o marketing digital industrial oferece, a sua empresa pode se tornar ainda mais competitiva, marcando espaço no mercado. Já pensou nisso? Para mais conteúdos como esse continue acompanhando nosso blog aqui