Tendência de conteúdo para 2021: O que esperar do setor?
Ei, você aí! O ano de 2020 teve muitos desafios, mas ele mobilizou empresas e pessoas a usarem o meio digital para se comunicar, vender…demos um salto tecnológico histórico. Agora queremos saber: qual será a grande tendência de conteúdo para 2021 e o que esperar desse setor que encontrou um espaço para crescer ainda mais?
Separamos algumas dicas e tendências para ficar de olho e até colocar em prática. Afinal, o digital está em constante transformação e acompanhar essas mudanças, pode trazer bons frutos para sua marca. Continue acompanhando para saber mais:
Tendência de conteúdo: fique atento à transformação
Inteligência artificial
A inteligência artificial já faz parte de muitos processos no marketing digital, como os chatbots nas interações com o consumidor. Mas a tendência de conteúdo da vez é justamente a robotização de alguns processos na produção de materiais diversos.
Mas calma, isso não significa que os especialistas devem perder seus lugares para os robôs. A ideia é que eles cada vez mais ajudem a proporcionar um conteúdo mais redondo, em termos de linguagem e gramática.
As lives estão com tudo!
Outra tendência de conteúdo que virou uma febre, principalmente durante a pandemia, são as lives, tanto no YouTube quanto no Instagram/Facebook. Afinal, quantas lives você assistiu nos últimos tempos? Duvido que tenha passado “ileso”!
Elas aproximam quem está do outro lado da telinha e dão um rosto à sua marca – não são só um meio de vender, mas de criar um relacionamento e aumentar o engajamento com o público. Além disso, influenciadores de todos os segmentos podem mostrar ainda mais seu lado humano, com dicas, checklists e tutoriais.
O TikTok e Reels devem continuar com tudo, em especial para quem quer trabalhar seu conteúdo em diferentes formatos, com muita criatividade. As redes sociais estão aí para serem exploradas!
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Conteúdo continua uma moeda de ouro
Pode parecer redundante, mas dizer que o investimento em marketing de conteúdo continua sendo uma das prioridades para quem deseja trabalhar a relevância e autoridade nos principais buscadores e redes sociais é um fato.
Com isso, os produtores de conteúdo tendem a ficar ainda mais ligados nas novidades para trazer para os artigos, e-books e outros materiais o que há de mais recente. Outro ponto é a criatividade: cada vez mais ideias originais que se sobressaem no meio digital fazem a diferença.
Afinal, vivemos um mundo em que novas informações surgem a todo momento, e saber tirar o melhor delas o mais rápido possível é importante. Como os memes que fazem tanto sucesso – não podemos dizer se eles trazem resultados significativos para as empresas, mas provocam um engajamento interessante.
Leia também: Qual a importância do marketing de conteúdo?
O usuário é quem manda
Outra tendência de conteúdo é que os materiais sejam cada vez mais pensados na experiência do usuário, o famoso UX. Essa preocupação inclui as áreas de web, design, conteúdo etc. para o desenvolvimento de um site ou artigo que priorize questões, como navegabilidade e legibilidade.
Cada vez mais novas técnicas e ferramentas devem surgir para garantir que a pessoa tenha uma boa experiência, como a possibilidade de personalização, para tornar aquele material único.
Tendência de conteúdo: Microlearning
Fracionar conteúdos densos em pequenas pílulas também pode ser interessante para conquistar e reter a atenção do público. Isso pode ser trabalhado não apenas em uma série de artigos sobre um determinado assunto, mas em vídeos e até podcasts.
E não serve apenas para cursos, essa pode ser uma estratégia boa para diferentes segmentos. Em especial os que produzem conteúdos mais técnicos.
Palavra-chave no Instagram?
Essa tendência de conteúdo mostra como as plataformas estão se transformando para adaptar o que oferecem ao que o usuário busca e tornar essa relação ainda mais interativa.
O Instagram deve começar a trabalhar com palavras-chave, para que uma pessoa encontre vídeos e fotos baseadas em um termo específico. Isso tudo é uma evolução para a ferramenta de busca, que hoje engloba hashtags, locais e as próprias contas dos usuários.
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E você, quais são suas apostas para as próximas tendências? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.