Setor industrial: A transformação digital pelo marketing

O setor industrial cresce amparado à Inteligência Artificial, Machine Learning e IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Além de muitas outras frentes que ajudam a automatizar processos e torná-los cada vez mais rentáveis em meio à transformação digital.

Um exemplo disso é que, segundo dados levantados no relatório AI Readiness Index 2019, feito pela Oxford Insights, a implementação da IA deve movimentar em torno de US$ 15 trilhões mundialmente até 2030.

Mas em contraponto, e o lado humano? A tendência é que as interações com os clientes fiquem mais próximas, baseadas na experiência, em um atendimento rápido e ágil. Como dosar tudo isso e conquistar resultados expressivos no setor industrial?

Marketing digital transforma o setor industrial

O marketing digital é a solução para empresas B2B do segmento industrial que desejam aliar a tecnologia com a construção de autoridade e relevância no meio. Além de impulsionar a transformação digital dentro do setor industrial.

Conheça ferramentas do marketing digital que ajudam a impulsionar o segmento

Automação de marketing

Otimização de processos. Esse é um termo que agrada os ouvidos de quem trabalha no segmento B2B. Com a automação de marketing isso é possível, focando também na personalização dos serviços e atendimento.

Afinal, no setor industrial é necessária uma abordagem consultiva, que demanda um longo período de negociações, análises etc. Saber identificar a dor do cliente e prestar um atendimento preciso e individualizado faz toda a diferença.

Com a automação bem feita, a empresa pode nutrir o lead para que ele avance na jornada de compra, utilizando fluxos de e-mail, por exemplo. Você pode entender mais sobre esse assunto aqui.

Uso da inteligência artificial no setor industrial

O uso de robôs está mais próximo do que se imagina. Chatbots com inteligência artificial conseguem atuar em diferentes frentes, promovendo um atendimento ágil, resolução de problemas e redução de custos. Além de otimização de tempo e uma equipe focada em se debruçar sobre assuntos mais delicados e críticos.

Eles podem ser adotados não só nos sites, mas também nas diferentes redes sociais, inclusive o WhatsApp.

Leia também: Marketing industrial: 3 motivos para investir

Dados e mais dados: Esteja preparado para essa demanda

Uma coisa é certa: o número de dados no setor industrial é massivo. Com o marketing digital, abre-se um leque de possibilidades para analisar essas informações, pensando principalmente nos clientes e potenciais clientes, para oferecer soluções personalizadas.

Além disso, ajudam a estudar o comportamento do consumidor, segmentar o público, monitorar resultados e priorizar determinado posicionamento a outro. Pensando no contexto de mercado, esse tipo de prática coloca a empresa em outro patamar, com destaque em meio à concorrência.

Leia também: Funil de marketing B2B: Como usar na indústria

Experiência do cliente

O segmento B2B é denso, analítico e com clientes que precisam ser conquistados e surpreendidos a todo momento. Atualmente, a experiência do usuário é um item precioso.

Com a transformação digital é possível chegar mais perto de cada pessoa e proporcionar uma experiência positiva, mostrando que o seu produto/serviço é único e feito sob medida para atender suas necessidades. Além disso, fideliza quem já é cliente e constrói valor no que você oferece. Esses pontos estão ligados com o awareness: o que torna sua marca especial e relevante.

Esses são apenas alguns exemplos de como a transformação digital pode ocorrer com e por meio do marketing. Esse segmento, assim como todos os outros, podem se beneficiar do digital.

Manter-se sempre inovando, atento às tendências do setor industrial também são um diferencial para quem deseja absorver o melhor da tecnologia ao seu favor. Quer ajuda para mudar e transformar?

Nós, da Black Beans, temos mais 10 anos de expertise no mercado e uma equipe de especialistas com vivência no segmento B2B preparada para desenvolver estratégias únicas para a sua empresa. Além disso, somos pela quinta consecutiva vez a Melhor Agência Digital do ABC. Quer saber mais? Clique no botão abaixo e conheça nossos cases de sucesso.