“WiFi Ralph: Quebrando a Internet” e uma pitada das estratégias de marketing digital

Já pensou como funciona o mundo da internet por trás da tela do seu computador? Então, você precisa assistir “Wifi Ralph: Quebrando a Internet”. Além de ser uma história muito fofa e educativa sobre amizade, o mais novo filme da Disney mostra um pouco sobre como funcionam algumas estratégias de marketing digital.

Hoje, nós vamos para a internet!

A palavra-chave e o controle da Corrida Doce

A primeira sacada sobre estratégias de marketing digital acontece logo após o controle do jogo Corrida Doce ser quebrado por uma menina, assim que o jogo começou a dar “problemas”. Esse parece ser o fim de uma das personagens principais da animação, a Vanellope von Schweetz que é a princesa do jogo.

O senhor Litwak, dono do fliperama, fica bem chateado com a situação, ele informa as crianças que o jogo será recolhido e mandado para o lixo, já que é bem antigo e seria impossível encontrar a peça para reposição.

É ai que a palavra-chave entra em ação, a jogadora pega o smartphone dela e em poucos segundos digita “controle do jogo Corrida Doce”. E pronto lá está ele na primeira posição do Google.

O uso do SEO foi importantíssimo para que o vendedor que cadastrou esse item em um grande site de vendas e leilões ganhasse o lugarzinho dele lá nos resultados da busca. Por isso, é importante que em seu site seja feito o ótimo trabalho com palavras-chave e que as métricas sejam avaliadas com um certa periodicidade para manter o resultado desejado.

Essa foi uma das principais estratégias de marketing digital usadas no filme. As próximas só começam a surgir quando o senhor Litwak diz que não tem dinheiro para a compra do controle.

Leia também O que é SEO? Saiba como chegar ao topo do Google

Enfrentando as pop-ups

É claro que Vanellope ficou arrasada com toda essa situação, já que sem o controle, o jogo seria desligado e ela passaria a não existir mais. Em meio a toda essa situação que Ralph tem a grande ideia de ir para internet e comprar o controle. Como todo bom comprador, Ralph e Vanellope utilizam um buscador para achar o “link” do vendedor e ao chegar ao destino são bombardeados por pop-ups

via GIPHY

Quando se trata de estratégias de marketing digital, as pop-ups são utilizadas como um meio de conversão de um possível lead que está interessado no produto/serviço que você oferece. Porém, neste momento da animação elas são aquelas pop-ups chatas de vírus que sempre encontramos em sites não confiáveis. Mas logo chegaremos ao ponto em que elas podem gerar lucro.

Ganhando dinheiro com as estratégias de marketing digital

Após vencer o leilão e estar com o controle em mãos Ralph e Vanellope são surpreendidos ao chegarem no “caixa” do site de compras, já que não faziam a mínima ideia que precisariam de dinheiro ou cartão de crédito para saírem de lá com volante do jogo.

Depois de receber a ajuda da Shank, corredora da Corrida do Caos. Ralph descobre que pode conseguir dinheiro com vídeos de sucesso no Youtube e finalmente poderá voltar para casa.

Ao chegar no maior site de vídeos da internet, ele percebe que precisa fazer muito mais que uma cena engraçada. É aí que começa a busca pela criação de conteúdo em imagem que desperte a atenção dos usuários e aumente o número de likes.

Para alcançar a meta estabelecida, a equipe do Youtube sensibilizada com toda a situação realiza uma estratégia com pop-ups ou displays em sites que tem relação com os vídeos de Ralph, assim as pessoas que realmente tem interesse assistem e deixam um “gostei” lá.

No fim, ele consegue muito mais que o valor que precisava para comprar o volante da Corrida Doce. Viu como pequenas estratégias de marketing digital fazem uma grande diferença?

Leia também Ações de marketing digital: Quais são e por que é importante realizar?

via GIPHY

Aplique estratégias de marketing digital na sua empresa

Esses exemplos que citamos acima são apenas pequenos braços das estratégias de marketing digital. Mas podemos ver neles a real importância da palavra-chave para ranquear o seu produto/serviço no google, como as pop-ups utilizadas de maneira correta podem ajudar na geração de leads e como um bom conteúdo seja ele escrito ou em vídeo pode atrair várias pessoas até o seu site.

Quer conhecer outras estratégias de marketing digital que você pode aplicar na sua empresa? Venha conversa com a equipe da Black Beans.