6 passos para o sucesso no marketing digital B2B

O marketing digital B2B tem ganhado cada vez mais força. Definir estratégias claras, alinhadas com a persona, pode fazer a diferença para atrair novos clientes e estabelecer um relacionamento duradouro.

Isso porque esse é um segmento analítico, de alto valor agregado e que demanda um estudo aprofundado, com produção e divulgação de conteúdos relevantes. Um bom exemplo é que, de acordo com o CMI (Instituto de Marketing de Conteúdo), 91% dos profissionais de marketing B2B usarão o marketing de conteúdo para alcançar o seu público alvo.

Quais estratégias colocar em prática?

Para ter um marketing digital B2B de sucesso, é essencial começar entendendo o seu público/definindo a sua persona. O que o seu potencial cliente costuma consumir? Quais os seus hábitos e características? Quais dores ele tem e como você pode resolvê-las?

Perguntas como essas ajudam a construir o seu cliente ideal e direcionar as ações e conteúdos para essa persona. Outra estratégia é a criação de autoridade no marketing digital B2B, com a produção de materiais relevantes, como e-books, planilhas e até a produção de workshops de acordo com cada fase do funil.

Leia mais: Marketing digital B2B: Quais estratégias colocar em prática?

O que é funil de vendas no marketing digital B2B?

O marketing digital também utiliza o funil de vendas, desenvolvido pelo publicitário americano Elias St. Elmo Lewis, em 1898, para definir estratégias de vendas de sucesso. Ele ajuda a mapear o caminho que o cliente percorre até realizar a compra, como uma verdadeira jornada.

Com isso, é possível gerenciar as oportunidades de negócios e oferecer a abordagem mais correta de acordo com cada etapa do funil: topo, meio e fundo – da descoberta/aprendizagem ao fechamento da venda e pós-venda.

Leia mais: Funil de vendas B2B: Como usar na indústria?

Redes sociais na indústria: é importante ter?

Muitas pessoas acreditam que o segmento B2B é muito formal para estar nas redes sociais. A verdade é que o mercado tem muito a lucrar com as diferentes possibilidades de meios de comunicação. Essa é a máxima: estar onde o seu cliente está.

A empresa pode manter seu tom formal, assim como a sua personalidade. Mas pode adaptá-las para um contato mais humano, com interações com a persona.

O LinkedIn, por exemplo, é uma das mais importantes ferramentas quando falamos em marketing digital B2B. Com um perfil completo, compartilhando conteúdo relevante e de qualidade, é possível criar uma autoridade no meio digital e formar uma rede de pessoas que não só acompanham a marca, como estão dispostas a comprar dela.

Saiba mais aqui: Redes sociais para empresas B2B: Como ter resultados?

Mas como essas estratégias me ajudam a captar leads?

Você pode se perguntar: observei diversas estratégias interessantes, mas de que forma posso utilizá-las para gerar e captar leads? É possível responder isso de algumas formas, como um passo a passo.

Depois da persona bem definida, da produção de conteúdo relevante e do funil de vendas estruturado, é hora de “colocar a mão na massa”. Os próprios materiais ricos, como e-books, são ótimas formas de captar novos contatos: com a ajuda de uma landing page, a sua persona fornece os dados e tem acesso ao conteúdo.

Em seguida, é preciso trabalhar a nutrição desse lead: em que fase ele está? Tem certeza de que essa pessoa está pronta para comprar? Se a sua resposta for negativa, é importante nutrir o contato para abordá-lo no momento ideal.

Continue acompanhando esse assunto aqui: Geração de leads B2B: 4 estratégias para alavancar as vendas

Infográfico 6 passos para sucesso no marketing digital

Plataformas de marketing digital podem fazer a diferença 

Você não precisa nem deve seguir todas as estratégias de marketing digital B2B sozinho.

Há ferramentas interessantes que ajudam no envio de e-mail marketing (RD Station), marcação e acompanhamento de vendas (RD CRM) e até análise de resultados para melhorias futuras (Google Analytics).

Todas essas possibilidades garantem um resultado mais assertivo, focado nas necessidades da empresa e do cliente. Com uma plataforma de gestão e automação, por exemplo, é possível trabalhar com mais confiança.

Leia também: Marketing B2B: como gerar resultados em vendas?

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Saiba como podemos ajudar aqui: Agência de marketing B2B: Veja como a Incandescente construiu autoridade no assunto