Ações de marketing digital que podem ser aplicadas no setor industrial
Se você é do setor industrial, com certeza já parou para pensar se deveria começar a fazer ações de marketing digital na sua empresa, né? Ainda mais porque esse assunto gera muitos debates entre pessoas do mercado e na maioria das vezes não é priorizado na estratégia de marketing das companhias.
Como a Incandescente entende o seu dilema, estamos aqui hoje para te ajudar a abrir a mente (e o coração) para a digitalização – afinal, até a indústria vive a revolução 4.0.
Depois de muitos anos de mercado e um grande currículo de indústrias no portfólio, podemos dizer que de assunto complexo nós entendemos. Por isso, trouxemos uma série de dicas sobre ações de marketing digital que podem ser aplicadas no setor industrial.
É possível construir relacionamento digital?
Em quantas feiras segmentadas você foi e quantos cartões de visita trocou nos últimos três anos? Se não fosse o ano pandêmico, certamente sua rotina continuaria presencial e o bom e velho networking também, né? Mas não foi bem assim que aconteceu.
Muitas indústrias precisaram se reinventar pelo digital a partir de 2020 para conseguir passar pela crise econômica mundial. Quem não se adaptou, enfrentou muitas dificuldades financeiras e pouco conseguiu se manter neste período.
Mas quem conhece os princípios do inbound marketing e aplicou ações de marketing digital para se destacar da concorrência (que também dependeu da internet para sobreviver) vem enfrentando uma retomada menos árdua, já que utilizou das famosas redes sociais para divulgar o trabalho e das vídeo-conferências para se manter ativo com seus clientes.
Então, caro leitor, a resposta para esta fatídica pergunta é: sim. É possível construir (e manter) um bom relacionamento com clientes utilizando o digital.
Leia também: 5 tipos de conteúdo para captação de leads na indústria
Mas em quais ações de marketing digital investir?
O inbound marketing é, sem dúvidas, a estratégia mais certa para empresas do setor industrial, pois é uma técnica que utiliza o famoso funil de marketing como base – aprendizado e descoberta (topo), reconhecimento do problema, consideração da solução (meio) e a tão sonhada decisão de compra (fundo de funil).
As indústrias que mais se destacam nas ações de marketing digital são aquelas que acreditam fielmente no conteúdo como forma de captação de leads, geração de valor, conversão e fidelização – em todas as etapas do funil.
Mas o mais importante na hora de construir uma estratégia de marketing digital para sua empresa é pensar muito além dos posts: você precisa criar um fluxo de geração de leads, que esteja 100% conectado com o seu time de vendas – afinal, é a partir de um bom inbound marketing que você consegue construir uma narrativa e integrar ferramentas de automação, como o RD Station, direto ao seu CRM.
Então, se pudéssemos te dar um precioso conselho, seria: confie em um parceiro que vá te gerar resultados que vão além dos likes, que se debruce no seu negócio e se esforce ao máximo para entender o seu modelo de trabalho e o comportamento do seu potencial cliente. Afinal, quanto mais por dentro do assunto a sua agência estiver, mais resultados positivos ela pode gerar.
Leia também:Profissional de vendas: como o SDR atua no inbound marketing
4 exemplos de iniciativas digitais para indústrias
Cada mercado possui uma peculiaridade diferente quando o assunto é marketing digital. Por isso, nem toda técnica é cabível para sua empresa – para estruturar uma estratégia consistente, é preciso mapear personas e potenciais dores, bem como fazer um estudo aprimorado do segmento de atuação.
Por isso, listamos aqui algumas iniciativas que podem fazer uma diferença enorme nas suas ações de marketing digital:
1. Invista na comunicação humanizada
Aqui na Agência Incandescente, costumamos dizer que “por traz de um CNPJ há sempre um CPF”. Ou seja, na hora de negóciar, por mais que sua empresa negocie com outras empresas, você ainda estará negociando com um ser humano, por isso, tornar a comunicação próxima pode te gerar excelentes frutos.
2. Crie um remetente para os seus disparos de e-mail
Você já recebeu um e-mail na sua caixa de entrada assinado por uma pessoa, mas de alguma maneira desconfiou se realmente tinha sido enviado por aquela pessoa? Se a resposta for sim, você já foi impactado por uma comunicação humanizada por e-mail.
Esta estratégia geralmente gera uma conexão da sua audiência com aquela “persona” por traz do endereço eletrônico, o que pode contribuir muito com o relacionamento do executivo com o cliente, bem como “dar uma mãozinha” na hora de fechar a venda. Por isso, para indústrias, é uma das melhores ações de marketing digital.
Leia mais: Case de sucesso: Descubra como uma indústria gerou mais de 2 mil leads em um mês
3. Construa uma cadeia de automação de marketing que converse com vendas
Como falamos anteriormente, se você está pensando em investir em marketing, mas a sua indústria continua “velha”, está na hora de rever os seus conceitos.
Modernizar quer dizer investir em ferramentas de gestão de marketing e vendas que podem te dar total suporte na cadeia de geração de leads, além de integrar duas áreas que são comumente vistas como “rivais” dentro das indústrias.
No mercado já existem inúmeras ferramentas de automação de marketing que executam este trabalho muito bem. A Incandescente, por exemplo, utiliza muito o RD Station com seus clientes e, graças aos resultados obtidos, é reconhecida como uma agência nível Platinum da RD.
Leia também: Geração de leads B2B: 4 estratégias para alavancar as vendas
4. Comece a gerar leads qualificados com conteúdo e passe conhecimento adiante
Conhecimento de produto e mercado se guarda a 7 chaves? Bom, para as ações de marketing digital darem certo, não é bem assim.
O coração do inbound marketing é o conteúdo. Na lógica desta estratégia, quando mais conhecimento o seu potencial cliente tiver acerca do seu produto ou mercado, melhor, pois quer dizer que o seu trabalho como executivo na hora de fechar uma nova venda será muito mais simples, uma vez que a proposta de valor do seu negócio já estará na cabeça do seu cliente.
Por isso, invista em e-books, webinars, vídeo aulas, planilhas de cálculo, checklists, materiais educativos de “como fazer”, entre tantos outros materiais que possam agregar valor para o seu público, de maneira que ele te enxergue como referência no assunto. Depois que você construir sua autoridade, poderá ver como isso terá valido a pena.
Gostou das dicas que separamos para você? Então acompanhe o blog da Black Beans e fique por dentro de mais conteúdos como esse!