Estratégias de inbound marketing que a sua indústria deve aplicar

As estratégias de inbound marketing são utilizadas para garantir que o público tenha interesse pelo seu conteúdo, além da compra do seu produto.

Focado em ações digitais, o inbound marketing é um braço do marketing digital disposto a atrair, converter e encantar seus clientes. A ideia é criar conteúdo relevante para conquistar e se comunicar com seu público, melhorando o seu relacionamento com potenciais clientes.

No setor industrial, estratégias de inbound marketing são direcionadas em ações de divulgação, planejamento, negociação, entre uma série de outros pontos focais para gerar sensações impactantes para o lead, visando a retenção.

Pensando no segmento B2B, que demanda uma comunicação mais analítica, é possível desenvolver algumas estratégias de inbound marketing. Confira:

Baixe nosso e-book gratuito e torne-se um especialista em marketing de conteúdo.

Estratégias de inbound marketing: Funil de vendas para indústria

Pensando nas estratégias de inbound marketing, o funil de vendas é utilizado para mapear o perfil e a trajetória do processo de vendas de seu cliente. Conheça as etapas do funil:

Topo do funil:

Aprendizado e descoberta do lead, aqui você apresenta todo o seu conteúdo desenvolvido, para que ele conheça sua marca e seu serviço.

Meio do funil:

Aqui o cliente já visualizou o seu problema, logo ocorre todo um processo de nutrição do lead visando a solução.

Um bom exemplo é o fluxo de automação de e-mail marketing, feito para entregar o que essa pessoa precisa. É necessário desenvolver estratégias de forma mais analítica e ponderada.

Fundo do Funil:

Aqui é o momento da avaliação e compra, esteja preparado para negociar. Como em todo o processo, o bom relacionamento criado ao longo da jornada desse lead faz a diferença nos momentos finais.

Mas o pós-venda é outro ponto que merece atenção: o inbound marketing para indústrias é muito mais que vender, é fazer com que esse cliente obtenha sucesso e volte a comprar do seu produto/serviço.

Leia também: Geração de leads B2B: 4 estratégias para alavancar as vendas

Marketing de conteúdo: Uma das estratégias de inbound marketing

O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair os leads de forma orgânica utilizando as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Assim, os conteúdos são produzidos com o objetivo de levar relevância e autoridade, atraindo a atenção do seu público-alvo para o blog ou rede social da sua empresa.

Leia também: Marketing industrial: 3 motivos para investir

Uso das redes sociais a favor do negócio

O LinkedIn é muito utilizado como uma das estratégias de inbound marketing para comunicação de empresa para empresa.

Visando um conteúdo de valor, invista na produção de artigos, garanta a conexão com empresas do seu setor, compartilhe dicas e, principalmente, mostre que você está ali, disponível.

Como qualquer outra rede social, o LinkedIn precisa de um planejamento de publicações. Além disso, se mostrar ativo e ter uma preocupação de compartilhar conteúdo atualizado é a alma da comunicação B2B.

Já o Google Ads é uma plataforma do Google que funciona como uma ótima opção para criar e gerenciar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store.

É possível investir em uma audiência qualificada e que faça sentido para o seu negócio, utilizando a palavra-chave a seu favor. 

E-mail marketing: uma das estratégias de inbound marketing para manter a relação com o seu público!

Depois de definir quem é o seu público, produzir conteúdo relevante e estruturar o seu funil de vendas, você pode utilizar o e-mail marketing como uma das estratégias de inbound marketing. A landing page, por exemplo, é uma grande parceira neste processo.

No momento do disparo de e-mails, ferramentas como a do RD Station podem te ajudar, sempre pensando em alimentar uma relação saudável com o seu público.

O e-mail marketing pode te ajudar a enviar a mensagem certa no momento ideal. Com uma comunicação personalizada e mais analítica, focada em preservar a longo prazo seu relacionamento com o cliente.

Essas são só algumas das estratégias de inbound marketing utilizadas para o segmento B2B, capazes de proporcionar grandes frutos. Mas é importante colocá-las em prática e fazer testes, ok?

O nosso super time pode te ajudar a alcançar novos resultados e tornar a sua empresa um case de sucesso! Quer saber como? Clique no botão abaixo!