Os 3 benefícios do marketing de conteúdo para as vendas industriais

Quando falamos de marketing de conteúdo, logo pensamos em textos e estratégias voltadas para o mercado B2C. Mas essa tática deve e pode estar associada às vendas industriais. Porém o marketing de conteúdo para indústria funciona de forma diferente.

As estratégias traçadas para o mercado B2B são as mesmas utilizadas para o B2C, mas a diferença está na forma com que o conteúdo é produzido. Antes de entendermos qual é o benefício dessa técnica para as vendas industriais, precisamos entender o que ela é.

O que é marketing de conteúdo e qual a sua relevância para as vendas industriais?

O marketing de conteúdo está atrelado ao inbound marketing, ou seja, ele tem como objetivo atrair leads de forma orgânica utilizando estratégias de SEO.

É com base na jornada de compra e nas dores do seu cliente que todo o conteúdo é produzido, seja para as redes sociais ou para o blog da sua empresa. Mas aí entra uma questão que todos perguntam: em quanto tempo vou ter leads por meio dessa estratégia?

Resultados a longo prazo

Diferente de campanhas em mídia paga, o marketing de conteúdo traz resultados a longo prazo, pois é necessário trabalhar a relevância da sua marca dentro do principal buscador da internet, o Google.

Se você quer entender mais a fundo a importância do marketing de conteúdo, clique aqui. Agora vamos aos principais benefícios para as vendas industriais.

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1.      Atrair novos leads

Um dos principais benefícios do marketing de conteúdo para as vendas industriais é a atração de leads qualificados. Isso acontece porque toda a estratégia é pensada e elaborada de acordo com a persona definida.

Com o levantamento das principais dores e as soluções necessárias para resolver o problema de um cliente, é possível encontrar outros gestores ou gerentes que estejam passando pela mesma situação, mas ainda não se deram conta.

 

Leia mais: Marketing digital B2B: Quais estratégias podem ser colocadas em prática?

 

Quando um leitor chega a um texto de topo do funil, onde tratamos de assuntos mais genéricos ligados ao seu segmento industrial, são utilizados gatilhos para que ele converta em uma CTA (call to action).

Imediatamente, o contato dessa pessoa entra em um fluxo de automação que tem como objetivo nutrir o lead, assim quando chegar o momento da abordagem comercial ele já estará preparado para realizar uma compra com a sua empresa.

2.      Vendas industriais e importância da sua marca

Como os seus clientes encontraram a sua empresa no ambiente on-line? Foi por meio de campanhas pagas? Pode até parecer que o marketing de conteúdo tem uma certa rivalidade com estratégias pagas, mas isso não é verdade.

Enquanto a mídia busca trazer leads a um curto prazo, as estratégias de conteúdo são uma base para que o nome da sua empresa seja referência. Por isso, a produção de textos é tão essencial.

Faça conteúdos relevantes

São necessárias palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e que sejam procuradas por gestores ou gerentes que buscam o que a sua indústria desenvolve. É por meio do conteúdo que é possível criar relevância na internet.

Porém não é qualquer tipo de conteúdo! É conteúdo relevante, que conversa diretamente com a dor do seu lead. Além disso, esse é um mercado muito técnico e saber dominar os termos que envolvem o seu segmento e ter cases de sucesso são essenciais para mostrar que a sua empresa é especialista nesse assunto.

E qual é o resultado disso para as vendas industriais? A confiança, quando existe uma empresa que mostra que sabe muito bem o que faz, isso gera uma garantia para quem tem o nome do seu negócio como uma solução para o problema dele. Desta maneira, há muito mais chances de fechar uma negociação.

 

3.    O marketing de conteúdo tem baixo custo e resultados duradouros para as vendas industriais

Quando estratégias de marketing de conteúdo são colocadas na balança, ao lado das mídias tradicionais, fica visivelmente nítido que o custo da produção de táticas orgânicas é muito mais baixo e os frutos podem ser colhidos por muito mais tempo.

Como comentamos anteriormente, esse é um tipo de estratégia que tem resultados a longo prazo. Porém, quando é feita de maneira assertiva, os conteúdos produzidos possuem mais chances de sempre estarem na primeira página do Google.

Desta maneira, um artigo publicado hoje no seu blog pode continuar a gerar leads para as vendas industriais daqui dois anos ou mais.

 

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