Geração de leads B2B: 4 estratégias para alavancar as vendas
Quando falamos em geração de leads B2B, temos certeza que as estratégias a serem utilizadas devem ser diferentes das aplicadas no mercado B2C. Mas até que ponto elas devem ser diferentes?
Afinal, estamos falando de pessoas – por trás de toda empresa existe um ser humano que possui características de um usuário que busca por produtos B2C, por exemplo.
Por onde começar quando o assunto é geração de leads B2B?
Se você precisa gerar leads para uma empresa B2B e não sabe por onde começar, está no lugar certo. Antes de tudo, é importante que você tenha uma persona definida para que consiga focar em geração de leads B2B qualificados.
Agora pode pegar seu caderninho que vamos listar estratégias que vão te ajudar a conquistar o resultado esperado e te surpreender. Preparado?
1. Respeite a jornada de compra do seu público
Quando pensamos em geração de leads B2B, a estratégia de inbound marketing é a melhor alternativa, e para isso precisamos entender que cada cliente tem sua jornada de compra e ela deve ser respeitada. Por isso, é importante que você crie ações desde o topo até o fundo do funil. Afinal, queremos leads qualificados, né?
Leia também: Funil de vendas B2B: Como usar na indústria?
2. E agora, quais ações devo colocar na minha estratégia?
Sabemos que o consumidor, hoje em dia, busca por conteúdo a todo momento, e é claro que a partir disso deve ser baseada a estratégia para geração de leads B2B. Pois, o conteúdo aproxima o público da marca, agrega valor e ajuda o lead a chegar na etapa da jornada que tanto esperamos, o fundo de funil.
Para planejar os conteúdos, pense em todos os formatos possíveis, e se coloque no lugar do seu cliente ideal. Qual conteúdo você gostaria de consumir se fosse ele?
Por exemplo, faça um e-book completo para captação de leads que estão no topo de funil, ou um webinar para impactar os clientes que estão na fase de reconhecimento do problema.
3. Lembre-se de nutrir o seu lead
Agora que já definimos estratégias para a geração de leads B2B, é importante lembrar que eles devem ser nutridos com conteúdo relevante. Crie uma automação de e-mails inteligentes para manter esses contatos ativos e levá-los para a tão sonhada decisão de compra.
4. Qual canal devo utilizar para geração de leads B2B?
Neste momento, você deve estar se perguntando, por qual canal é necessário fazer a captação dos leads? Se você já possui uma base de contatos, pode investir em um e-mail marketing matador. Mas o que acha de conquistar novos horizontes com investimento em mídia paga?
E está enganado quem pensa que geração de leads B2B só acontece no LinkedIn, pois ela é uma rede profissional. Agora, você chegou na parte que o seu concorrente ainda não conhece e é hora de se destacar.
Leia também: Marketing digital B2B: Quais estratégias podem ser colocadas em prática?
Se coloque no lugar do cliente
Se você definir bem o conteúdo que vai distribuir e o público que vai receber versus a etapa de compra, sem dúvida vai se surpreender com o resultado, independente da mídia social que utilizar. É neste momento que você deve analisar todo o comportamento e se colocar no lugar do seu cliente.
Por exemplo, a divulgação de um e-book pode sim ser feita via Facebook Ads para uma lista de e-mails desengajados e reativar esses contatos. Já pensou que incrível?
Leia também: Agência de marketing B2B: Veja como a Black Beans construiu autoridade no assunto
Essas são só algumas dicas que podem fazer sua geração de leads B2B mudar radicalmente. Mas é importante colocá-las em prática e fazer testes, ok?