Quem faz marketing é…

Quem faz marketing é… Marketeiro? Comunicador? Publicitário? Administrador? Mercadólogo? Ou simplesmente um profissional de marketing? Vamos responder essa pergunta hoje no dia do profissional de marketing!

É difícil encontrar uma palavra precisa para designar esse profissional, como encontramos em outras profissões (dentista, engenheiro, jornalista etc.).

Apesar de o nome não ser um consenso, sabemos da importância desse profissional para as marcas. Com um colaborador, uma equipe ou uma agência de marketing, as empresas buscam se posicionar no mercado, atrair e fidelizar os clientes e ter melhores resultados em vendas e faturamento.

Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre quem esse profissional, o que ele faz e qual é a sua importância. Acompanhe:

Por que não chamar o profissional de marketing de “marketeiro”?

Para muitas pessoas, marketeiro simplesmente nomeia o profissional da área de marketing. Porém, a expressão se popularizou de forma pejorativa, para falar daquela pessoa que faz uso do marketing de maneira desonesta, apenas para seu benefício próprio.

Ela se tornou ainda mais usada — e prejudicou ainda mais a imagem dos profissionais da área — para designar os responsáveis por campanhas políticas, muitas vezes envolvidos em casos de corrupção.

É por isso que essa designação não é a preferida. Essa área já tem uma imagem muito desgastada por antigas práticas de ludibriar o consumidor, prometendo “resolver todos os seus problemas” com um produto que, na realidade, não tinha nada de bom.

Porém, o mercado amadureceu — assim como o consumidor — e essas práticas não são mais bem aceitas pelos profissionais corretos, que buscam melhorar a imagem da área junto à sociedade. E, nesse sentido, a palavra “marketeiro” não é mais bem-vinda.

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Afinal, quem faz marketing é o quê?

Se usar a palavra marketeiro é algo negativo, como devem ser chamados os profissionais de marketing? Para tentar responder essa pergunta, vamos entender de onde eles vêm e o que eles fazem.

Esses profissionais não precisam necessariamente ter um curso superior. Mas, geralmente, eles são oriundos das áreas de Administração ou Comunicação Social — por isso, poderiam também ser chamados de administradores, comunicadores ou publicitários.

É importante entender que o marketing é uma das áreas da Administração, que tem como objetivo “criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo” (segundo o American Marketing Association).

Nesse sentido, o profissional de marketing precisa ter um olhar estratégico para compreender o consumidor e como entregar valor a ele para satisfazer suas necessidades.

Como desenvolver um olhar estratégico?

Para fazer isso, ele se envolve diretamente com o Marketing Mix ou 4 Ps: Preço, Produto, Praça e Promoção. Esses elementos representam todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca, que transmite o seu posicionamento de mercado e gera oportunidades de negócio por meio deles.

Perceba que um dos Ps é Promoção, que engloba uma importante ferramenta para as marcas: a publicidade. É daí que vêm muitos profissionais de marketing, já que a publicidade é uma das formações da Comunicação Social e, por isso, muitos deles são comunicadores ou publicitários.

Mas, independentemente da sua formação, quem faz marketing é sempre um especialista no mercado. Com o objetivo de trazer resultados para a empresa, ele deve ser capaz de:

  • Identificar um mercado-alvo e estudar seu comportamento;
  • Analisar o tamanho e o potencial do mercado;
  • Adotar o melhor posicionamento de marca;
  • Analisar as oportunidades e ameaças do ambiente;
  • Adotar estratégias de atração e fidelização de clientes;
  • Mensurar os resultados das estratégias.

Portanto, os profissionais dessa área poderiam ser chamados de “mercadólogos”? O sufixo “logo” significa especialista, então um mercadólogo seria um especialista em mercado. Poderíamos chamá-los assim, mas a verdade é que essa palavra nem existe no dicionário…

Portanto, enquanto não há uma palavra melhor, o ideal é chamar, simplesmente, de profissionais de marketing. Esqueça o marketeiro quando estiver falando de profissionais sérios e éticos. Afinal, quem faz marketing é essencial para as empresas e deve ter seu trabalho reconhecido e respeitado!

E você, o que acha? Como prefere que esse profissional seja chamado?